As empresas não respondem às suas candidaturas? Saiba porquê

Punho firme

Por em Desemprego


Em Portugal como noutros países, existe sempre uma grande revolta dos candidatos para com as empresas que recrutam devido à ausência de uma resposta às candidaturas.

Se tivermos a sorte de ir a uma entrevista mas por algum motivo não formos selecionados, existem razões adjacentes que nos podem ser transmitidas e que podemos depois refletir sobre elas e quem sabe melhor. Numa candidatura o mesmo não acontece, porque mesmo que haja uma resposta nunca é revelado o motivo da rejeição.

Quando as nossas expectativas são altas relativamente a uma situação e posteriormente o resultado é inverso ao esperado, é bastante complicado perceber o que correu bem ou mal durante o processo. O mesmo acontece numa candidatura a um emprego, é difícil aceitar que não nos respondam e se submetam a um silêncio interminável.

Cursos de Formação com Desconto →

Por outro lado existem os candidatos que mesmo não tendo sido escolhidos estiveram muito perto de o ser ou que mostraram ser relevantes para uma futura oportunidade. Estes casos são tratados manualmente pelo responsável de verificação e avaliação de candidaturas, e serão contactados não só para saberem do resultado da candidatura, como também para serem informados que são relevantes para a empresa e que ficarão reservados para futuras vagas.

As empresas de recrutamento com mais expressão no mercado, têm software sofisticado que faz uma boa parte do trabalho de filtragem. Como muitas das candidaturas são irrelevantes para os cargos, essas pessoas acabam por ser colocadas numa lista separada que nunca irá ser contactada, por mais que se candidate a anúncios da mesma empresa. Essas empresas mais cotadas que têm software adequado, podiam perfeitamente enviar um e-mail para cada candidato.

As empresas de recrutamento mais modestas não têm acesso a ferramentas dispendiosas de gestão de candidaturas, daí que seja mais difícil o trabalho de filtragem e posterior contato com os candidatos. Acreditamos que muitas vezes existe má vontade em contactar uma dúzia de pessoas, mas na generalidade dos casos trata-se de centenas de candidaturas que não preenchem os requisitos, e depois paga o justo pelo pecador.

À medida que o tempo passa os softwares vão ficando cada vez melhores e portanto é natural que surjam mudanças durante os próximos anos. No entanto é preciso ressalvar que não se deve criar expetativas excessivas nas candidaturas, para não sofrer de ansiedade por uma resposta que nunca chegará. Deve também sempre que possível e após ter passado algum tempo, tentar contactar a empresa recrutadora para se inteirar do veredicto, mas apenas se acha que cumpriu os requisitos exigidos na descrição do anúncio.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.