As 4 profissões do futuro

imagem de robótica

Por Ofertas de Emprego em Carreira 27-02-2020


Quais são as profissões do futuro? Como é que o mundo vai ser daqui a 5 ou 10 anos?

A economia está a crescer e os trabalhos tradicionais mais bem pagos, como advogados, contabilista, administrativos entre outros, estão em decréscimo devido à revolução da robótica. Isto não significa que vão desaparecer, significa que há mais profissionais e por isso mais competição, e estes profissionais acabam por trabalhar mais por menos dinheiro.

É estimado que nos EUA 70% dos empregos está em “risco elevado” de serem substituídos pela automação e 36% está em “risco médio” uma vez que este tipo de empregos pode ser substituído entre 30% a 70% pela automação.

As competências necessárias para o futuro:

– Elevada capacidade de resolução de problemas;
– Pensamento crítico;
– Criatividade;
– Competências interpessoais;
– Conhecimentos interdisciplinares.

Aqui ficam algumas profissões que já começam a mostra-se cada vez mais relevantes e algumas projeções para o futuro, tendo em conta a direcção da Economia de Inovação.

1. Marketing digital

O marketing visa a satisfação das necessidades dos consumidores. Hoje o consumidor tem um comportamento completamente diferente, este consumidor vai adquirir produtos e/ou serviços consoante a experiência que esse mesmo produto lhe vai proporcionar.
O profissional de marketing digital vai trabalhar em conjunto com todos os sectores da empresa de forma a elevar e impulsionar, através de ferramentas digitais.

2. UX Designer

O UX Designer é o responsável pela otimização da experiência do utilizador num site, numa APP e até numa simples máquina de café. É uma profissão que envolve algumas competências variadas, tais como aspetos da psicologia, negócios, pesquisa de mercado, design e tecnologia.
O termo não é novo mas está a revelar-se cada vez mais importante, uma vez que o foco tem que estar no consumidor e tornar a tecnologia acessível e o mais agradável possível.

3. Ethical Sourcing Officer

Estaprofissão, que já começa a revelar-se uma carreira importante no mundo empresarial, existe pela necessidade que as empresas têm vindo a ter com a percepção do seu mercado. Hoje vemos cada vez mais empresas a trabalhar em prol de ações mais éticas para com os colaboradores e com valores mais ligados à sustentabilidade.
Este profissional, trabalha directamente com todos os colaboradores para supervisionar, garantir e implementar a visão e valores éticos da empresa.

4. Data Detective

Todos os dias produzimos milhares de dados para a Internet, estes dados hoje, são recolhidos pelas empresas para perceberem os seus mercados. Esta profissão vai dedicar-se única e exclusivamente à pesquisa, análise e tratamento de dados recolhidos através da Internet of things, dispositivos móveis, sensores, monitores biométricos entre outros.
Esta recolha dados permite às empresas segmentar os mercados e agir de forma mais eficaz com as estratégias de marketing.

 

Em resumo, o futuro é hoje. A tecnologia e a economia de inovação, não são só o futuro, já são uma realidade e vamos ter que nos preparar e adaptar à próxima geração para as necessidades que uma sociedade cada vez mais tecnológica possa necessitar.