A importância da língua para poder trabalhar no estrangeiro

China

Por em Competências


Numa altura em que a emigração atingiu números elevados e voltou a estar na cabeça de muitos cidadãos portugueses, a língua acaba por ter um papel determinante na decisão de rumar ao estrangeiro.

Num mundo tão global como o de hoje, é fundamental para um português saber pelo menos mais uma língua do que a sua materna.

As empresas hoje têm escritórios em diversas partes do mundo, e o mercado nas últimas décadas tornou-se global assim como todas as oportunidades de negócio e emprego. Por esse motivo as empresas optam por recrutar em qualquer parte do globo. Mesmo que não seja necessário o colaborador deslocar-se para fora do seu país, poderá ser necessário comunicar com colegas de trabalho que estão noutros países, ou com clientes estrangeiros ou fornecedores.

Cursos de Formação com Desconto →

A língua portuguesa tem vindo a ganhar destaque a nível mundial, talvez por causa do crescimento económico do Brasil e Angola, e são cada vez mais as multinacionais que recrutam colaboradores com bons conhecimentos da nossa língua. No entanto é sempre necessário dominar pelo menos a língua do país de origem da empresa, e tendo esse conhecimento aliado ao cumprimento de outros requisitos exigidos numa oferta de emprego no estrangeiro, a sua vida fica muito mais facilitada.

Ter conhecimento de outras línguas não só ajuda a melhorar as suas competências de comunicação, como também melhora a sua consciência cultural – algo verdadeiramente importante para uma empresa com visão global. Mas porque é tão importante saber outras línguas?

  • As empresas internacionais têm preferência por candidatos que dominam mais do que uma língua;
  • Ter conhecimento de mais línguas é uma vantagem e serve de desempate comparativamente com outros candidatos nas mesmas circunstâncias;
  • As oportunidades de negócio globais irão continuar a aumentar, quantas mais línguas dominar, mais oportunidades haverá para si lá fora;
  • Dominar uma língua não está apenas relacionado com o posto de trabalho, você terá que lidar com pessoas todos os dias fora da empresa, e sabendo comunicar com elas não só facilita a comunicação, como também conseguirá conhecer melhor a sua cultura e forma de estar na vida.

Quais as línguas mais importantes, a seguir ao português, que devo saber?

Mandarim

O mandarim ou língua chinesa é a primeira língua mais falada do mundo, não sendo porém a mais difundida. Um quinto da população mundial utiliza esta língua como língua materna, sendo a China o seu grande impulsionador. O mercado chinês é hoje uma super-potência mundial, por isso não é de estranhar o súbito interesse em aprender o Mandarim.

Inglês

Tornou-se a língua mais falada em todo o mundo, sendo a língua oficial da União Europeia, das Nações Unidas, de muitos países da Commonwealth e de outras organizações mundiais. Nos negócios a nível global o Inglês tornou-se a língua principal, e hoje não há empresa que queira expandir-se que não precise de comunicar em inglês, até mesmo as empresas chinesas. Se não domina esta língua e quer aprender mais, consulte os nossos Cursos de Inglês e veja qual se adapta a si.

Espanhol

A língua Espanhola encontra-se em segundo lugar como a primeira língua mais falada do mundo logo atrás do Mandarim. Praticamente quase toda a América do Sul tem o espanhol como língua materna, e estando esses países em forte crescimento económico será sempre uma mais valia dominar esta língua.

Fonte: Wikipedia

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.