6 Coisas que os recrutadores não lhe vão dizer

Homem de negócios

Por em Entrevista


Como se costuma dizer, o segredo é alma do negócio, e os recrutadores a nível mundial têm segredos e práticas que muitas vezes são impercetíveis aos candidatos.

O recrutador por norma é bastante simpático, afável mas acima de tudo calculista. Ele tem sempre um candidato debaixo de olho mas nunca o ideal, só mesmo se surgir algo inesperado na entrevista é que você pode ter alguma hipótese. Daí a importância da preparação da entrevista. Não basta responder com aquilo que já está escrito no CV, é preciso ir mais além e tentar fornecer novos dados que possam baralhar as contas do recrutador.

Cursos de Formação com Desconto →

As entrevistas começam a ser pouco frequentes pois requerem tempo que os recrutadores não têm, requerem todo um trabalho de filtragem que muitas vezes já está feito de processos anteriores e como a sua base de dados é tão grande acabam por escolher alguém que já seguiam há algum tempo. Em qualquer caso é sempre benéfico efetuar candidaturas e estar atento, pois começam a surgir novas empresas e novas necessidades que precisam de ser colmatadas e o seu perfil pode ser o mais indicado.

Mas quer mesmo saber o que o recrutador esconde de si?

Esperam que você seja o candidato ideal

Quando a seleção de currículos é feita e o seu chama a atenção por alguma razão, a expectativa é elevada por parte do recrutador. A entrevista acaba quase sempre por ditar o desfecho do processo, e você não pode falhar nessa altura.

Preferem recrutar com base em referências

Segundo um estudo da CareerXRoads, as probabilidades de um candidato ser recrutado com base em referências são 3 a 4 vezes maiores que as de um candidato sem referências.

Um grande número de vagas são preenchidas com candidatos internos

As grandes empresas de recrutamento possuem grandes base de dados de candidatos, por isso é normal terem pessoas para quase todas as posições que precisam de preencher e muitas delas acabam efetivamente por serem preenchidas com esses candidatos.

Algumas empresas preferem candidatos que estão no ativo

A procura de talento começou a ser fundamental para o crescimento das empresas, e isso move bastantes organizações a nível mundial a procurarem os melhores candidatos nas empresas concorrentes ou parceiras.

Detestam quando você se mostra desesperado

Existe uma linha ténue entre a persistência e o desesperado que você não pode cruzar. Independentemente da sua situação ser delicada, nunca deve ter coração perto da boca e andar a ligar ou enviar emails todos os dias e a toda a hora – não resulta a seu favor.

Vão à procura de toda e qualquer informação disponível na Internet sobre si

É claro como a água. Hoje em dia é preciso muito cuidado com o que se faz na Internet e ter as permissões e definições de privacidade das redes sociais bem configuradas.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.