4 Sinais que indicam que o seu trabalho pode vir a ser feito por um robot

Robot

Por em Tendências


A tecnologia está cada vez mais enraizada nas nossas vidas, dependemos dela como de pão para a boca e ficamos desorientados se ela nos falha. Essa nossa dependência por tecnologia levou e levará cada vez mais empregos a extinguirem-se – pelos menos para os humanos.

Um estudo da Universidade de Oxford revela que 47% dos empregos podem ser atribuídos a robots durante os próximos anos, diminuindo cada vez mais a manobra a quem precisa de trabalhar. Será preciso reinventar novos tipos de trabalho e dar azo à criatividade para poder singrar num mundo com cada vez menos trabalho e cada vez mais competitivo.

Cursos de Formação com Desconto →

Se você tem um emprego e tem receio que possa ser um dia substituído por robots, saiba quais os sinais que indicam que isso pode vir a acontecer.

O seu trabalho é baseado em tarefas repetitivas

As tarefas repetitivas são um dos primeiros alvos dos robots. Hoje milhares de empresas em todo o mundo com ciclos de produção ou tarefas repetitivas recorrem a robots em vez de humanos. Os robots vão substituir todas as linhas de produção do mundo dentre de poucos anos.

Envolve responder ciclicamente com informação

Em diversos locais no mundo as máquinas já fazem tarefas cíclicas que anteriormente eram feitas por pessoas, nomeadamente o atendimento em cadeias fast-food. Estes sistemas apesar de estarem ainda a ser testados e aprimorados prevêem a substituição de todo o pessoal de atendimento por máquinas. Estas podem receber os pedidos e os pagamentos e depois ainda entregam o produto final ao cliente.

Não requer o estabelecimento de relações

O relacionamento entre ser humanos é complexo e difícil de transportar para os robots. Se o seu trabalho não requer comunicação e criação de relações com outras pessoas o mais certo é um dia ser feito por um robot. Se você está um dia inteiro fechado num escritório, ou mesmo estando com outras pessoas você só olha para o ecrã e consome dados que tem de analisar para tomar decisões, talvez um dia fique sem emprego.

Pode ser reduzido a algoritmos

Se o seu trabalho envolve números, contas ou qualquer matemática, tudo isso pode ser resumido em algoritmos com uma eficácia tremenda. Veja os exemplos dos carros que conduzem sozinhos. Esta tecnologia ainda está em fase de testes mas já é possível ver protótipos reais como o da Google por exemplo. Todos os cálculos são feitos a partir de um robot central que calcula todas as distâncias inclusive das outras viaturas existentes na via. Se todos os carros forem automatizados e transmitirem informações uns aos outros da sua localização, um dia será possível haver apenas carros automatizados.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.