4 Dicas para gostar mais do seu emprego

Amar o trabalho

Por em Aconselhamento


Não é de estranhar que alguém não goste do seu emprego afinal existem estudos que comprovam isso mesmo, e é visível todos os dias em pessoas com quem falamos.

Este sintoma é generalizado tanto cá em Portugal como lá fora e por vezes pensamos que se resolve mudando de emprego – mas por vezes não é bem assim.

Existem vários factores que podem contribuir para esse desanimo face ao emprego, desde logo o salário, as funções, os colegas ou o tipo de contrato. Até podemos gostar de alguma coisa mas se outra de igual importância falhar já dizemos que não gostamos.

Cursos de Formação com Desconto →

Também é importante referir que existem imensas pessoas mal colocadas e a fazer trabalhos para os quais não tem qualificações, ou para os quais não estudaram e não perspectivaram ser a sua área de actuação. Por mais que alguém queira satisfazer essas pessoas, elas estarão sempre contrariadas e infelizes porque estão a realizar tarefas que não gostam.

Então como podemos melhorar um pouco esta situação e passar a gostar um pouco mais do nosso emprego?

Parar de se relacionar frequentemente com os inimigos

Ter um emprego é trabalhar em equipa, muitas vezes com pessoas muito diferentes de nós. Se existe alguém que está sempre em conflito com a nossa pessoa e mesmo assim estamos sempre a conviver com ela, é normal chegarmos a um ponto de ruptura. Tente aproximar-se mais de quem lhe faz bem e procure afastar-se das pessoas que lhe trazem problemas.

Pedir mais do que você gosta

Por vezes damos conta de estar a fazer trabalhos chatos durante semanas a fio e pelo meio somos interrompidos para fazer algo diferente e de curta duração. Por ser uma quebra de rotina acabamos por gostar mais de fazer esse trabalho curto.

Tente pedir mais oportunidades para si em outras tarefas que goste mais de fazer.

Pense diferente sobre si e o que quer para si

Muitas vezes não é o dinheiro nem os estatutos que trazem felicidade, trazem sim mais responsabilidade, menos tempo para a família e mais preocupações com prazos, facturação, objectivos, etc. Procure pensar para si o que o(a) faz feliz, e se realmente ambiciona muito ou pouco em relação ao que pode dar e onde quer chegar.

Aprenda algo novo

Se procurar chegar mais longe na sua empresa ou mesmo nas suas capacidades e falta-lhe algum conhecimento mais técnico sobre algo, aproveite para frequentar acções de formação. Além de conhecer novas pessoas vai conseguir aumentar o seu astral e vai ver que o tempo na empresa até passa mais depressa.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.