3 Conceitos tecnológicos em desenvolvimento que irão roubar empregos

Carro Google

Por em Tendências


A tecnologia em geral está a evoluir a grande velocidade e isso nota-se não tanto em Portugal mas nas grandes cidades mundiais onde nasce essa tecnologia.

A tecnologia permite grandes avanços em curtos espaços de tempo, uma prova disso são as grandes metrópoles que existem atualmente e que há 20 ou 30 anos era bairros ou nem sequer existiam. Um desses casos flagrantes é o Dubai que em pouco tempo passou de um deserto a uma cidade monstruosa que recebe anualmente milhões de visitantes, dá emprego a milhares de pessoas e tem uma economia bastante ativa.

Se por um lado esses avanços são benéficos e trazem desenvolvimento por outro também podem roubar empregos. Muitos deles já foram “capturados” pela tecnologia como as grandes linhas de produção de diversas indústrias, mas muitos mais poderão vir a ser ocupados por máquinas durante os próximos anos.

Cursos de Formação com Desconto →

Os robots têm várias particularidades e vantagens para quem os compra, nomeadamente os custos mais baixos, resultados idênticos, não existem burocracias e também não se queixam das condições de trabalho ou do salário.

Mas será que o mundo irá conseguir sustentar um desemprego ainda maior, mais pobreza em prol dos robots?

Haverá sempre empregos que os robots não irão conseguir ocupar com tanta eficácia, ou precisarão sempre de um guia, mas grande parte dos empregos rotineiros ou com menos aptidões técnicas serão facilmente substituídos por estas máquinas.

Hoje já existem robots e tecnologia em desenvolvimento que irão roubar alguns postos de trabalho, mas poderá haver mais desenvolvimentos em segredo que poderão ser ainda mais letais para o já débil mercado de trabalho.

A Google e os seus carros que conduzem sozinhos

Google Self Driving CarA Google tem vindo a apostar no sector automóvel nomeadamente em tecnologia self-driving ou condução automática de veículos. A empresa quer continuar a aperfeiçoar a sua nova tecnologia que faz com que qualquer veículo possa ser conduzido por meios tecnológicos praticamente sem ação do homem.

Mais tarde ou mais cedo deixaremos de conduzir o nosso carro para sermos conduzidos, haverá menos acidentes e mortes nas estradas, seguramente, mas também deixarão de existir alguns empregos como o de Taxista ou Camionista.

Os Drones e as entregas

Drone AmazonA Amazon uma das maiores empresas de retalho do mundo apresentou em 2013 um protótipo de entrega de encomendas com recurso a Drones. Os Drones são robots que voam e que podem ser programados para se deslocar para uma determinada localização sem qualquer ação do homem. A Amazon pretende continuar a investigar e a desenvolver esta solução com o intuito de entregar mais rapidamente as encomendas próximas dos seus centros de distribuição poupando assim nos tradicionais estafetas.

Outras empresas começaram a seguir os passos da Amazon como o caso da DHL mas ainda é prematuro dizer se esta tecnologia terá futuro. Se tiver, muitas empresas de distribuição irão abrir falência seguramente.

Os Robots de limpeza

Robot de Limpesa DysonA febre dos robots de limpeza ainda agora começou e apesar do preço ainda ser algo proibitivo já se consegue alguns bons negócios. Estes robots ainda só tratam de aspirar e pouco mais, mas à medida que os anos forem passando mais funcionalidades irão ter. O futuro das limpezas domésticas parece assim entregue à tecnologia relegando o trabalho humano para os Centros de Emprego.

Conclusão

O capital e os grandes acionistas movem as grandes empresas a inovar constantemente e a apresentar novas soluções para resolver os problemas do dia-a-dia, quer seja em casa quer seja nas empresas. Ninguém no mundo irá conseguir parar esta evolução que cada vez será maior – o futuro da tecnologia é uma incógnita mas o do emprego também.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.