2 Coisas que os entrevistadores vão querer ouvir de si

Entrevista de emprego

Por em Entrevista


Quando vamos a uma entrevista de emprego é natural estarmos nervosos e ansiosos, todos passamos por isso e apenas com o decorrer de várias entrevistas é que começamos a lidar melhor com a situação. Por outro lado atualmente não é fácil ter muitas entrevistas, por isso é essencial manter uma vida ativa e participativa na sociedade para que continue a lidar com pessoas e não tenha medo de falar.

Anteriormente falámos da importância de concorrer a cada anúncio como se fosse o último e não como se fosse mais um, enviando um currículo adaptado a cada circunstância. Os recrutadores primam os detalhes e conseguem ver muito mais numa simples candidatura do que aquilo que você imagina – é o trabalho diário deles.

Cursos de Formação com Desconto →

Quando analisa uma oferta de emprego deve tentar lê-la com atenção e descobrir realmente o que a empresa procura num candidato. A cada anúncio deve pensar para si o seguinte: Não questione o que a empresa pode fazer por si … questione antes o que você pode fazer pela empresa.

Então mas o que é que as empresas procuram mais além dos requisitos exigidos nos anúncios?

Pessoas que têm os padrões de comportamento certas para o trabalho

Para cada vaga existe um perfil exato do que se pretende, e é isso que os candidatos devem tentar perceber antes e/ou durante a entrevista. Em alguns casos procura-se um candidato assertivo, noutras um passivo que faça tudo o que lhe é pedido, algumas empresas preferem candidatos extasiantes e outras candidatos mais comedidos.

Se for chamado para uma entrevista deve ir bem preparado. Em casa faça perguntas a si mesmo to tipo “Conte-me sobre um tempo em que você …”.

A personalidade tem extrema importância para um recrutador, com o decorrer da entrevista tente perceber qual o tipo de personalidade que é exigido e verifique se encaixa no seu.

Pessoas que possuem as competências básicas necessárias para o sucesso

Todos os anúncios de emprego têm requisitos, mas mesmo que você os cumpre existe sempre a possibilidade de não ser chamado. Isto acontece porque por ventura algo no seu currículo ou carta de apresentação despertou a atenção do recrutador. De facto cumprir os requisitos pode não chegar, é preciso complementar esses com outras competências que dão ênfase ao seu perfil. Se uma empresa procura um colaborador que “execute campanhas de marketing”, é possível que este tenha que ter não só formação específica e experiência na área, mas também experiência a trabalhar em equipa, referências e uma boa comunicação escrita e oral.

Porque hoje em dia existe cada vez mais concorrência para uma posição, não só em Portugal mas no mundo inteiro, é fundamental tentar compreender que outros pontos fortes você tem e que podem juntamente com os requisitos exigidos fazer de si o candidato ideal.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.