Vai ter uma entrevista com um amigo? Leia estas dicas primeiro

Homem de fato

Por em Entrevista


Uma entrevista feita por amigo ou conhecido pode parecer mais simples mas é nestas ocasiões que facilitamos e deitamos tudo a perder.

Uma entrevista seja ela qual for deve ser sempre encarada com o máximo de concentração e respeito possível. Se você vai para uma entrevista que é conduzida por um amigo com a certeza que sairá dela com um emprego prepare-se para poder continuar desempregado.

Muitas vezes não sabemos que estará na empresa para nos entrevistar e quando encaramos essa pessoa apercebemo-nos que se trata de um amigo ou conhecido. Nunca baixe a guarda nem fique demasiado confortável por conhecer o entrevistador, ele está ali para fazer o seu papel e não irá facilitar em nada a sua tarefa.

Cursos de Formação com Desconto →

Mantenha uma postura profissional

Uma conversa entre amigos é sempre uma ocasião para estarmos mais descontraídos, falarmos sobre tudo um pouco e até mandarmos umas piadas. Uma entrevista com o amigo deve ser encarada como uma entrevista normal, é necessário manter uma postura profissional, evitar brincadeiras e piadas e concentrar-se apenas e só em aspetos profissionais.

Fale do cargo como se não soubesse nada

Na realidade você já sabe a que se refere a vaga, mas é importante reafirmar quais os objetivos, requisitos e tudo mais que a oferta contenha. É preciso estar tudo preto no branco e ninguém poderá levar a mal se você insistir num ou outro aspeto.

Discuta a relação entre ambos

Se for o escolhido para o cargo é natural surgirem dúvidas relativamente à relação com o seu amigo no local de trabalho. Para prevenir eventuais problemas convém esclarecer de antemão se você será subordinado dele, se a relação fora do local de trabalho se mantém igual, se o tratamento será igual aos dos outros funcionários, se é preciso dar um tempo na relação de amizade, etc.

Acompanhe o seu amigo

É importante depois da entrevista manter o contato com o seu amigo e ir sabendo se existe ou não a possibilidade de ser contratado. Sem exagerar na pressão, tente uma vez ou outra abordá-lo sobre essa questão, mas sem mandar piadas e com o mesmo profissionalismo de sempre.

Aceite o desfecho

Se for contratado ótimo para si, se não for não culpe o seu amigo. Ele pode nem ter voto na matéria e fez o favor de lhe conseguir a entrevista. A vida deve seguir sem rancores ou julgamentos de qualquer espécie.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.