Como responder a estas 4 questões que parecem simples numa entrevista

Entrevista de emprego saudação

Por em Entrevista


Uma entrevista de emprego, pela sua importância, acaba por trair muitas vezes um candidato bem preparado, e tudo porque uma ou outra pergunta estava fora da preparação prévia.

Sabemos que em empresas multinacionais podem sempre surgir perguntas estranhas e difíceis de responder, mas muitas vezes perguntas óbvias que nem imaginávamos responder acabam por bloquear-nos e dificultar-nos a vida.

Sabemos de antemão que numa entrevista vão querer saber mais sobre nós, quais os nossos pontes fortes e fraquezas, porque saímos do emprego anterior, etc, mas será que estamos preparados para responder a outras questões que parecem simples?

Cursos de Formação com Desconto →

Numa situação de nervosismo e até alguma tensão as perguntas fáceis tornam-se difíceis. Você conseguiria responder convenientemente a estas 4 questões numa situação dessas?

Você vai aparecer a horas para trabalhar?

Nesta questão o entrevistador pretende saber se você vive a uma distância razoável que lhe permita chegar não só a horas mas também pouco fatigado. Através desta pergunta o entrevistador ficará a saber qual o seu comprometimento com o emprego e a empresa, e se está disposto a tudo para cumprir os horários e não adormecer no local de trabalho.

Você é flexível?

Esta pergunta pode trazer-lhe problemas se você procura um trabalho das 9 às 17, mas para quem não tem hora para chegar a casa é a pergunta ideal. As empresas para fazer face a um mercado cada vez mais competitivo têm que ser também elas flexíveis, e uma vez ou outra será preciso contar com colaboradores dispostos a fazer mais horas ou a alterar a sua carga horária para cumprir objetivos.

Você é ambicioso?

A ambição tem que estar presente em cada profissional e apesar de ser difícil prever o futuro, mesmo a médio prazo, você tem de estar esclarecido dentro de si. Veja o que precisa ainda de aprender, que cursos ainda quer frequentar, se está preparado para atualizar-se em termos tecnológicos e tenha uma visão – mesmo que seja apenas isso – da sua carreira nos próximos anos.

Quão bem você comunica?

Hoje em quase todos os anúncios de emprego que requerem experiência numa determinada língua que não o português exige-se provas na entrevista, e tudo começa com esta pergunta “ex. Quão bem você comunica em Inglês?”. Uma coisa é ler, outra escrever e ainda outra é praticar oralmente, e é aqui que muitas vezes os candidatos pecam. É difícil estar em Portugal e comunicar com pessoas em Inglês ou Francês, por isso recomendamos que não minta mas que treine bem a vertente oral porque senão não passa no teste final.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.