Vai a uma entrevista? Não se esqueça de fazer perguntas

Entrevista de Emprego

Por em Entrevista


A entrevista é aquilo que todos os desempregados anseiam mas também onde muitos se espalham ao comprido. A pressão é enorme devido às poucas oportunidades que surgem e é normal que alguma coisa não corra bem.

A entrevista é o culminar de vários dias e meses à procura de emprego, tudo tem de correr bem e você tem que estar calmo, concentrado e disponível para dialogar.

Se você entra mudo e sai calado numa entrevista de emprego dificilmente o recrutador conseguirá obter as informações necessárias para elaborar um juízo sobre si, e nesse caso é você que sai prejudicado. Por outro lado também não deve ser demasiado comunicativo ao ponto de dizer aquilo que não deve ou terem que o mandar calar.

Cursos de Formação com Desconto →

A preparação é essencial para realizar uma boa entrevista

A preparação tem de ser feita em casa ou em outro lugar com familiares ou amigos, sendo que deve escolher alguém com quem não tem tanto à vontade em falar para conseguir replicar ao máximo o ambiente de uma entrevista.

Se tudo correr bem ser-lhe-ão feitas imensas perguntas sobre si, o seu percurso profissional, as suas competências, a sua experiência, entras outras. No decorrer da entrevista, ou no final, haverá espaço para você submeter alguma questão ou dúvida e aí surge a sua oportunidade de mostrar que estudou a matéria.

Potenciais questões para o entrevistador

  • O que o motivou a vir trabalhar para esta empresa?
  • O que gosta mais e menos de trabalhar aqui?

Potenciais questões sobre a vaga

  • A posição já existia anteriormente e era ocupada por outra pessoa ou é um cargo novo na empresa?
  • Se alguém era responsável pelo cargo porque saiu?

Potenciais questões sobre o departamento

  • Quantas pessoas trabalham neste departamento?
  • Quais são as maiores prioridades de trabalho do departamento?

Potenciais questões sobre a empresa

  • Como descreve a cultura da empresa?
  • Quais são as maiores oportunidades da empresa no mercado?

Existem imensas perguntas que podem ser feitas ao entrevistador, no entanto sugerimos que mantenha a sua lista pequena para não se tornar maçador.

Sempre que o entrevistador lhe responder contraponha com informações que obteve durante a pesquisa que efetuou antes da entrevista, e demonstre que esteve a informar-se de tudo ao pormenor.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.