Quer pedir um aumento de salário?

Pedir um aumento

Por em Carreira


Pedir um aumento de salário numa altura difícil como esta não está ao alcance de todos, mas nem todos os setores estão assim tão maus que não se possa tentar.

Solicitar um aumento salarial não é nenhum crime nem deve ser visto como um abuso de confiança, trata-se apenas de justificar o desempenho do trabalhador do seu ponto de vista. O ponto de vista da empresa geralmente é diferente, e é aí que reside o problema da questão.

A questão salarial é quase tabu para qualquer empresa porque implica despender mais dinheiro com recursos humanos, pagar mais impostos, e pode criar atritos com os outros colaboradores da empresa.

Cursos de Formação com Desconto →

Depois ainda há a questão salarial associada a contratos sem termo, que pode implicar indemnizações avultadas no futuro, caso haja a necessidade de dispensar trabalhadores devido a dificuldades financeiras ou de outra ordem.

Por tudo isto as empresas não querem ouvir falar em aumentos, mas, as empresas também não são todas iguais, e os aumentos podem ser um incentivo extra para que os trabalhadores possam produzir mais e gerar maior riqueza.

A decisão de pedir ou não um aumento vai depender muito da relação que você tem com o seu patrão, do estado financeiro da empresa, das perspetivas económicas para o futuro, do valor que auferem os seus colegas, dos valores praticados no mercado, e da sua auto-avaliação e do que julga ser o mais justo para si.

Não faça de um aumento salarial um cavalo de batalha, especialmente se a empresa não estiver disposta a aumentá-lo. Você pode ser muito bom profissional mas ninguém é insubstituível.

Tome nota de algumas dicas que poderão ajudá-lo(a) a conseguir o aumento desejado agora, ou quando for a melhor altura para ambas as partes.

Prove o seu valor

Primeiro do que pensar em aumento do salário você tem que pensar em provar que o merece. Se você ainda não provou nada, erra constantemente ou apenas quer igualar a remuneração dos seus colegas, talvez seja boa altura para repensar o que você quer da sua vida profissional.

Seja paciente

Se solicitar uma reunião para discutir este assunto, não force uma discussão de valores e espere que a empresa dê o primeiro passo. A empresa sentirá necessidade de saber qual o valor que gostaria de receber de aumento, e nessa altura opte por dizer que está aberto a ouvir valores sejam eles quais forem.

Acompanhe a sua performance

Para pedir um aumento você tem que ter métricas que justifiquem essa aposta em si. Sempre que atingir metas com sucesso sejas elas pequenas, médias ou grandes, aponte-as para mais tarde poder mostrar caso seja necessário.

Saiba quanto você vale

Não é fácil saber quanto paga o mercado por alguém com o seu perfil, mas na Internet é possível obter algumas indicações. Pesquise empregos relacionados com o seu que tenham informação salarial, pergunte a outros profissionais que trabalham no mesmo ramo noutras empresas, questione em privado numa rede social, etc.

Assuma mais responsabilidades a si

Dentro de uma empresa às vezes somos confrontados com projetos ou situações difíceis e deixamos que outros colegas assumam essas responsabilidades, enquanto nós fugimos com medo de falhar. Se queremos ser bem sucedidos e mostrar que valemos mais do que aquilo que nos pagam, temos que assumir mais riscos e chamar mais responsabilidade a nós próprios.

Olhe para lá do salário

O dinheiro é muito importante e faz muita falta, ninguém tem dúvidas quanto a isso, mas há outras formas de ser compensado sem ser com um aumento de salário.

Pense noutras soluções que lhe possam favorecer caso a empresa não tenha condições financeiras para suportar o aumento que você desejaria. Por exemplo, se você é muito requisitado para fazer horas extraordinárias, poderá pedir um aumento do valor que lhe é pago há hora.

Invista em si e nas suas qualificações

Há quanto tempo não frequenta uma sala de aula?

O saber não ocupa lugar, não é por ter terminado a escolaridade obrigatória ou o seu curso superior que deve parar de procurar saber mais.

Aprende-se muito nas empresas, a realidade é muito diferente das escolas, mas há sempre qualquer coisa que falta preencher e que só um curso pode colmatar.

Leve tempo a decidir e a esperar

Não decida que quer um aumento salarial de um dia para o outro e não se precipite. Fale com os seus familiares, amigos, peça mais do que uma opinião. Às vezes uma longa espera é recompensada, outra vez a audácia também, defina um meio termo e encontre o seu ponto de equilíbrio.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.