Pode, à partida, um mau emprego ser bom para si?

Questão

Por em Carreira


Numa altura em que o emprego bom é escasso, surgem todos os dias propostas menos boas ou mesmo más que é preciso analisar com cautela.

Distinguir uma boa de uma má oferta muitas vezes parece ser simples, mas o que à partida pode ser mau pode na realidade até ser uma experiência positiva. Tudo depende da oferta em questão e da sua situação em particular.

Existem muitas variáveis que podem contribuir para uma análise negativa de uma oferta de emprego. Destacamos por exemplo as suas despesas recorrentes, se tem filhos para sustentar, responsabilidades familiares, a distância, o vencimento, etc. Tudo tem o seu peso e é preciso analisar com frieza se vale a pena aceitar um desafio que à partida pode ser mau.

Cursos de Formação com Desconto →

Um emprego pode ser pouco vantajoso para si mas bom para outra pessoa, mas isso não quer dizer que o emprego é precário, tudo depende do que é oferecido pela empresa e aquilo que é expectável pelo potencial candidato.

Mas nem todas as ofertas que aparentam ser más o são realmente, é sempre possível conseguir tirar coisas boas ilações das experiências que vamos tendo em termos profissionais, como por exemplo as amizades, a experiência profissional adquirida, a aprendizagem, o amadurecimento profissional e pessoal, etc.

Os maus empregos existem, não há como negar isso, e muitas pessoas têm que aceitar más condições para conseguirem sustentar as suas famílias e as suas despesas. Se você está numa dessas situações, saiba o que pode fazer para tentar tirar partido do seu mau emprego.

Conheça pessoas novas

A vida profissional é como uma escada, muitas vezes é preciso começar por baixo e ir subindo degraus aos poucos até atingirmos o topo. Apesar de você hoje ter um mau emprego você pode aproveitar isso para mostrar não só as suas qualidades profissionais e humanas, como também aproveitar para conhecer pessoas novas e ligar-se a elas de alguma forma. Quem sabe um dia se essas pessoas não o contratam para um novo cargo numa outra empresa.

Mostre o seu potencial

Você tem de sobressair no seu mau emprego, e não é para o seu patrão ver, é para os clientes e parceiros com que lida todos os dias. São eles que o podem resgatá-lo(a) para um novo emprego e por isso você independentemente das suas condições contratuais deve dar o melhor de si e mostrar que está ali de passagem para um emprego melhor.

Proponha alterações aos processos

Os maus empregos são na sua maioria rotineiros e pouco atrativos. Tente sugerir melhorias e alterações aos processos de trabalho para simplificar situações críticas e assim tornar o seu trabalho mais interessante.

Lute por aquilo que é mais importante para si

Se a empresa não lhe dá as condições ideais para você fazer um bom trabalho, lute por melhorar essas mesmas condições, mas no caso de isso não ser possível, pelo menos lute por aqueles que merecem o seu esforço como os seus familiares ou colegas que se encontram na mesma situação que você.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.