O que ninguém lhe diz sobre trabalhar em organizações sem fins lucrativos

Criança Pobre Estudando

Por em Carreira


No início de cada ano prometemos a nós mesmos que é este ano que vamos conseguir encontrar um emprego, mas com o passar dos meses começamos a ver esse objetivo cada vez mais longe. É assim a vida de um desempregado, uma constante incógnita e uma angústia tremenda que apenas pode ser superada com um trabalho.

Uma das alternativas que pode surgir enquanto estamos desempregados é trabalhar numa organização sem fins lucrativos. Esse processo pode iniciar-se por iniciativa própria ou através de um Centro de Emprego, bastando que se identifique com o projeto.

Cursos de Formação com Desconto →

Para quem nunca trabalhou neste tipo de organizações é sempre um incógnita aquilo que vai encontrar, mas será sem dúvida uma das experiências mais gratificantes da sua vida.

Trabalhar numa organização sem fins lucrativos não é como ter um trabalho das 9 às 5, muitas vezes as carências são tantas e o pessoal tão pouco que é exigido um esforço suplementar que só quem está identificado consegue perceber. Estes não são empregos quaisquer, necessitam de uma entrega total de quem abraça um projeto desta natureza sem esperar alguma coisa em troca além do que foi estabelecido.

Se tem como objetivo poder trabalhar e ajudar uma causa sem fins lucrativos, saiba o que vai encontrar e como pode beneficiar dessa experiência única.

Criar relações é um dos pontos principais deste tipo de trabalho

As relações são extremamente importantes numa organização sem fins lucrativos. A experiência que adquiriu no passado também pode marcar a diferença neste tipo de trabalho. Saber ouvir e ter compaixão é fundamental para alcançar o sucesso numa organização deste género.

A sua experiência profissional pode ser determinante

Se já trabalhou em diversas empresas onde adquiriu experiência a vários níveis como comunicação, marketing, gestão ou outras, saiba que pode marcar a diferença numa organização sem fins lucrativos.

Estas organizações são compostas por diversas pessoas de diversas classes sociais, com diferentes histórias de vida e diferentes habilitações. Estas não procuram por exemplo um licenciado em marketing para ocupar uma vaga deficitária, elas têm que se sujeitar às pessoas que nela trabalham. Qualquer experiência numa área especifica é sempre importante e pode marcar a diferença numa organização deste tipo.

Você vai ter que fazer sacrifícios

Trabalhar numa organização sem fins lucrativos não lhe dará acesso a um salário elevado, isto se a organização puder pagar ou houver alguma ajuda por parte do estado ou empresas privadas. Você terá que saber viver com menos, com mais dificuldade e mesmo assim ter vontade em ajudar outros ainda em piores circunstâncias que você.

Prepare-se para um trabalho recompensador

Quem trabalha em organizações sem fins lucrativos fá-lo por paixão em ajudar os outros e isso é recompensado todos os dias com o sorriso e alegria daqueles que são ajudados. Todas as equipas que fazem do voluntariado o seu emprego ou que trabalham neste tipo de organizações, amam-se uns aos outros como em nenhuma empresa, fazendo destas organizações as mais felizes para se poder trabalhar.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.