Motivos que nos levam a escolher a Área Profissional errada

Chaves

Por em Carreira


A escolha da área profissional errada pode trazer imensos constrangimentos não só ao nível profissional como também pessoal.

Mesmo após uma má experiência é necessário ter a capacidade e o discernimento para encontrar um novo rumo, e para isso é preciso saber quais os motivos que levaram a escolher o caminho errado em detrimento de outras opções.

Cursos de Formação com Desconto →

Divulgamos alguns dos motivos para uma escolha errada da área profissional.

Entusiasmo jovem

Quando se é jovem tudo o que reluz parece ouro, e isso bem se pode aplicar também ao emprego. Aquele que à partida poderá ser o emprego de sonho para alguém em tenra idade, poderá tornar-se um pesadelo se esconder informação a alguém inexperiente. Desconfie sempre quando a esmola é demasiada, normalmente atrás de grandes benefícios vêem sempre cobranças demasiado austeras.

Falta de raciocínio

Um dos erros mais comuns associados ao insucesso profissional poderá estar na falta de capacidade raciocínio. O mais fácil seria optar por uma área que dizem ter muita saída, mas que por sinal é para lá que todos se dirigem, ou então desistir dos estudos em prol de um emprego precário que lhe paga as despesas, sobrando depois tempo para se divertir. Pensar não paga imposto e poderá trazer-lhe grandes benefícios no futuro.

Conselhos dos outros

Não é porque um amigo conseguiu emprego facilmente numa área, ou por conselho da namorada/o e/ou familiares que tiveram sucesso em determinada área que o mesmo pode acontecer consigo. Ir para uma área profissional totalmente oposta ao seu gosto pessoal ou que não corresponde em nada à sua ideia profissional, é como “dar um tiro no próprio pé”. Siga as suas convicções baseando-se em factos concretos e nas suas preferências.

Falta de dinheiro

Sem dinheiro não pode haver estudos superiores e sem isso muitas oportunidades vão perder-se imediatamente. A experiência pode contar bastante para as empresas mas os estudos são fundamentais.

Se por ventura a área que gostaria de seguir exige esse nível de formação, você vai ter que cortar caminho, e seguir talvez por uma área diferente.

Falta de pesquisa

Uma área profissional é muito mais do que um simples emprego, é aquilo que você quer ou pretende fazer ao longo da sua vida profissional. Se a escolha não for acertada você corre o risco de trabalhar em algo que não gosta para o resto da vida.

A pesquisa faz parte do processo de seleção de área profissional, através dela é possível saber quais as áreas em que existe maiores probabilidades de progressão, ou até aquelas que estão nas ruas da amargura. Nunca é tarde para assumirmos os nossos erros e tentarmos seguir aquilo que gostamos e que achamos indicado para nós, basta acreditar e fazer por isso.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.