Devo questionar os meus clientes ou concorrentes sobre vagas de emprego?

Homem só

Por em Carreira


Um profissional que ame aquilo que faz tem sempre a ambição de prosseguir a carreira noutras empresas e ir subindo gradualmente de posto.

Em Portugal as progressões de carreira estão praticamente descartadas nos próximos tempos, e então surgem alternativas noutras empresas. A concorrência está sempre à espreita para caçar talento aos seus adversários, e por isso é sempre apetecível tentar abordar um cliente ou concorrente sobre vagas nas suas organizações.

Algumas empresas têm pactos de não-competição com alguns concorrentes, onde está previsto que ambas as empresas respeitem os quadros uma da outra e não se intrometam em questões internas. A globalização e a abertura de novos mercados veio deitar por terra essas pretensões de manipulação os quadros, e hoje qualquer trabalhador pode aspirar a assumir cargos em qualquer parte do mundo.

Cursos de Formação com Desconto →

Nos dias de hoje qualquer empresa tem de estar preparada para a saída de qualquer colaborador. Não existem contratos vitalícios, e qualquer um pode exigir para si melhores condições contratuais e novas experiências profissionais, seja num concorrente, cliente ou mesmo no estrangeiro.

Se pretende mudar de ares a abordagem é extremamente importante e fulcral para o sucesso da sua estratégia. Candidatar-se a listagens de emprego dos seus clientes ou concorrentes não será a abordagem mais correta, concentre-se antes nas pessoas e como poderá interpelá-las sobre o assunto.

O método ideal será informar o seu atual patrão das suas intenções de abandonar a empresa à procura de novos desafios, mas isso também dependerá da relação que você tem com ele. Desse modo você poderá contactar com quem quiser livremente e sem a pressão de tentar esconder o inevitável.

Se essa não for a sua opção, como alternativa poderá tentar uma abordagem diferente aos seus clientes e concorrentes, deixando no ar que uma possível mudança está na sua cabeça sem nunca referir o seu atual empregador.

Tenha em mente que aquilo que você fizer de errado irá sempre acompanhá-lo para onde for. Tentar uma mudança repentina, quebrando laços e criando atritos, só vai prejudicar a sua reputação, e irá acompanhá-lo sempre ao longo da sua vida profissional.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.