Como transformar um contato num emprego

Encontro

Por em Networking


Todos os dias, desempregados são desafiados a falar com novos contatos que lhes são apresentados pelas suas referências, no entanto nem todos conseguem transformar a ocasião num emprego.

Muitos desses desempregados não conseguem vender o seu peixe e deixam escapar uma possível oportunidade de emprego. Esse insucesso estará associado a diversas causas como a falta de experiência em vendas, falta de capacidade de promoção pessoal, desmotivação, preguiça ou mesmo falta de preparação.

Cursos de Formação com Desconto →

Para aumentar as suas possibilidades de sucesso é preciso criar um plano e uma estratégia que passa por convencer este novo contato que você é a pessoa certa para a empresa dele.

Peça à sua referência para serem apresentados

Para que a conversa possa decorrer num clima mais relaxado e amigável a presença da sua referência é indispensável. Peça-lhe para combinarem um encontro presencial ou até mesmo virtual mas que inclua os três.

Antes de se encontrar com o seu novo contato prepare-se

A preparação é sempre importante seja para que situação for, mas neste caso em particular pode ajudar bastante. Você não precisa de pesquisar demasiado sobre a empresa em questão porque pode demonstrar estar demasiado obcecado e desesperado, em contrapartida deve procurar mais informações sobre o setor e área em que atuam.

Mostre entusiasmo

Qualquer profissional gosta de ter na sua equipa pessoas motivadas e entusiasmada com o trabalho que é feito na empresa, por isso demonstre algum entusiasmo natural e nada exacerbado.

Siga a sua intuição

Muitas vezes estes contatos não nos levam a um emprego mas podem ser úteis num outro contato futuro. Se você sente que a conversa não está inclinada para a sua contratação, peça conselhos e opiniões sobre o seu perfil, currículo ou como deve abordar futuros contatos.

Siga o seu novo contato

Independentemente do resultado da conversa é importante você manter relações com profissionais que têm altos cargos em empresas de renome. Mantenha o seu ego e expetativas elevadas com estas pequenas conquistas.

Devolva a ajuda

Se por ventura a reunião correu bem e você vai ser contratado, não se esqueça de quem o ajudou a conseguir esse emprego e devolva-lhes a ajuda com uma pequena lembrança ou um jantar. Afinal se não fossem eles você ainda estaria no desemprego.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.