Como mudar de Carreira aos 50

Homem Senior

Por em Carreira


Numa altura em que o desemprego é tremendo tanto nos jovens como nos séniores, é preciso tentar outras vias para sair da situação.

Os jovens apesar das dificuldades conseguem ter mais oportunidades e saídas que uma pessoa com 50 anos, sendo um obstáculo bem patente nas diversas ofertas de emprego nacionais que discriminam logo através da idade. Mesmo que a idade não seja um obstáculo existem sempre as dificuldades do mercado e a pouca ou nenhuma experiência ou conhecimentos em outras áreas.

Cursos de Formação com Desconto →

Hoje para conseguir um emprego é preciso fazer sacrifícios enormes, como fazer grandes deslocações, sobreviver com um ordenado baixo, ter que trabalhar para além da hora de expediente, ir para o estrangeiro, entre outros.

Para uma pessoa com 50 anos as dificuldades são ainda maiores, entre as quais destacamos a baixa escolaridade, receio de mudança, aversão ao risco, poucos conhecimentos de novas tecnologias, dificuldades com línguas estrangeiras, entre outras. Nem todas as pessoas estão nas mesmas circunstâncias, mas grande parte desta faixa etária vive estes problemas e é preciso arriscar um pouco mais para sair da situação.

O que deve fazer?

Faça uma auto-avaliação

É altura ideal para você olhar para si e pensar mais em si, se não tem uma ideia do que pode fazer em termos profissionais olhe para a sua personalidade, carácter, valores, competências, feitos, hobbies e descubra como estas se podem conjugar numa outra profissão. O que gostaria de fazer na vida? Será que existe mais oferta em outras áreas nas quais pode adaptar-se com rapidez? Faça questões pertinentes a si mesmo e tente encontrar respostas.

Determine o que lhe falta

Se já fez a sua auto-avaliação e encontrou uma saída profissional que pode ser viável, determine o que é necessário para cumprir os requisitos de uma oferta de emprego. Se essas lacunas forem ao nível da formação tente obter as qualificações necessárias sem esbanjar o seu dinheiro, ainda existem bastantes cursos financiados. Se por outro lado é a experiência a sua principal lacuna, tente aprender em casa com a Internet ou então vá a uma empresa e ofereça a sua ajuda. Para completar o seu esforço acreditamos que é importante estar presente nas redes sociais e falar com outras pessoas, neste caso com profissionais da área à qual quer pertencer. Tire a suas dúvidas, faça questões e escolha o seu rumo.

Fale com a sua família

Depois de pensar em si e na sua estratégia agora é tempo de se juntar à família e discutir o assunto com eles, afinal de contas eles podem depender de si e da sua decisão, portanto devem estar ocorrentes do que pretende fazer. Não se deixe levar pelos afetos e dificuldades inerentes a uma mudança radical, muitas vezes é preciso quebrar barreiras para ter sucesso na vida – mesmo depois dos 50.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.