Como ir a uma entrevista de emprego se estiver empregado

Mulher Profissional Pensativa

Por em Entrevista


Décadas atrás os empregos eram estáveis e os profissionais não necessitavam de mudar de emprego, ou, por outro lado, tinham receio de ser descobertos e ficarem sem um dos dois. Era tudo muito mais rigoroso, não havia a globalização como há hoje e os profissionais ficavam anos a fio na mesma empresa.

Hoje aos 30 anos qualquer pessoa poderá já ter tido imensas experiências profissionais cá ou no estrangeiro, e a flexibilidade com que se muda de empresa é muito maior do que alguma vez foi.

Procurar um novo emprego enquanto se está empregado continua a ser um tabu para muitas pessoas porque implica esconder essa vontade dos superiores ou mesmo do patrão.

Hoje em dia com a Internet é fácil candidatarmo-nos a qualquer vaga sem que tenhamos de revelar isso aos nossos superiores, basta aceder a qualquer portal de emprego e enviar uma candidatura. O problema começa a complicar-se quando essa candidatura transforma-se em entrevista, e nesse momento você interioriza que pode conseguir um emprego numa outra empresa e a sua cabeça começa a imaginar coisas a mil à hora – será preciso parar para pensar no próximo passo e tentar não ferir susceptibilidades.

Você tem o direito de ser feliz e procurar algo mais para a sua carreira sem que tenha que ficar com remorsos por ter saído do emprego onde estava.

Conte ao seu patrão sobre a entrevista

Se você tiver uma relação aberta com o seu patrão deve comunicar-lhe que irá ter uma entrevista com uma outra empresa. Você deve tentar sempre ser honesto e tirar de cima de si um peso que não pode de forma alguma inibi-lo de querer atingir um patamar diferente na sua carreira. Se por ventura decidir não contar, a probabilidade do seu patrão ficar irritado é muito maior e ele poderá querer depois dificultar-lhe a sua saída.

Fale na sua pessoa sem ressentimentos

Quando tiver que dizer ao seu patrão que pretende sair para outra empresa ou ir a uma entrevista deverá sempre evitar mencionar que está descontente com o seu emprego atual, com a empresa, com os seus colegas ou mesmo com o seu patrão. Tente ir pelo lado pessoal mencionando que pretende mudar de ares porque quer dar outro impulso à sua carreira, aprender coisas novas, estar com outras pessoas, entre outras frases do mesmo género que pode preparar para o momento.

Pense nas coisas positivas

Qualquer experiência tem coisas negativas mas também positivas, e é isso que tem que mencionar caso decida falar com os seus superiores sobre uma eventual saída ou entrevista de emprego.

Não deite tudo a perder

Sem saber o que a entrevista com a nova empresa lhe reserva não tome decisões precipitadas. Se prefere colocar o seu patrão ocorrente da mesma não deve de forma alguma tomar a mesma como um emprego certo, nem tão pouco deve assumir uma saída sem primeiro conhecer os contornos da entrevista.

Para o auxiliar tome nota dos prós e contras da sua atual empresa para depois comparar com os da entrevista, e depois poder decidir se é ou não uma boa aposta para si aceitar o novo emprego. Até lá terá que esperar uma resposta da outra empresa e se esta for positiva deverá refletir e tomar a sua decisão em conformidade.

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.