Como fazer amigos no trabalho

Amigos no Trabalho

Por Ofertas de Emprego em Colegas 21-05-2015


Se vai começar uma nova etapa na sua vida profissional, deve ter em mente criar laços profissionais e de amizade com alguns dos seus colegas.

Em Portugal ainda existem diversos preconceitos laborais que impedem que o ambiente de trabalho seja o ideal, nomeadamente os fatores da idade, escolaridade e salário. Em muitas empresas nacionais colaboradores da mesma equipa apenas comunicam entre si por razões estritamente profissionais, enquanto outros acabam por ser amigos para o resto da vida.

É importante realçar que o local de trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo, até mais do que com a nossa família, e por isso é importante haver uma cedência de todas as partes envolvidas para que o ambiente seja o melhor possível, e quem sabe as amizades perdurarem.

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Serão os meus colegas de trabalho verdadeiros amigos?

Muitas vezes confundimos amigos com verdadeiros amigos e são conceitos diferentes. É normal você ter amigos no trabalho com os quais dá-se muito bem e que colocaria as mãos no fogo por eles, mas os verdadeiros amigos são muito mais do que isso. Considere as seguintes questões e veja quem são os seus verdadeiros amigos:

  • Se o seu colega de trabalho deixasse a empresa você manteria contato com ele regularmente?
  • Você sai com o seu colega para beber café ou outras atividades fora das horas de trabalho?
  • Se você necessitar de ajuda urgente seria ele a primeira pessoa que contatava?
  • Se o seu colega for aumentado e você não você ficaria contente por ele?
  • Você consegue ter conversas normais sem ser sobre assuntos de trabalho com o seu colega fora da empresa?

Existem muitas outras questões que podem avaliar se a amizade que você tem com um colega é verdadeira ou circunstancial.

Como posso criar amizades sem colocar em causa a relação profissional?

Se está a iniciar uma nova etapa profissional e não sabe como lidar com os seus colegas com receio de ser desprezado, criticado ou afastado, sugerimos algumas dicas testadas e com resultados.

Saia do seu posto

No seio profissional as relações são extremamente importantes para desinibir e criar auto-estima Estar sempre no seu posto a ver outros comunicarem fará com que fique arredado do grupo e muitas vezes ignorado. Saia de vez em quando do seu posto de trabalho para falar com colegas e crie relações de maior proximidade.

Seja genuíno

Nas relações com colegas é importante agir como se estivesse a falar com um amigo seu. Fazer-se de interessante ou engraçado apenas para ter dois dedos de conversa com alguém não será benéfico para si.

Siga a ordem natural sem forçar

Numa empresa existem hierarquias estabelecidas sejam elas estruturais ou enraizadas. Se você pretende subir dentro da empresa passando por cima de colegas com mais anos de casa é natural que não consiga fazer amigos. Se pelo contrário pretende seguir a sua linha esperando a sua oportunidade será fácil para si criar amizades.

Forneça informações pessoais moderadamente

Nas relações com colegas de trabalho é comum haver conversas sobre a vida privada de cada um. Nessas situações forneça informações pessoais com moderação, caso contrário o feitiço virar-se-á contra si.

Evite a cusquice

Ter o rótulo de cusco dentro de uma empresa poderá ser fatal para qualquer trabalhador. Mantenha-se afastado dos estratagemas e armadilhas para incriminar colegas de trabalho, ou criticá-los nas suas costas. Tente manter uma postura neutra e sairá beneficiado de todos os lados.