5 Erros a evitar se quer receber uma promoção

Gesto positivo

Por Ofertas de Emprego em Carreira 25-05-2015


As promoções são muito frequentes seja cá ou no estrangeiro, principalmente em empresas multinacionais.

Como o mercado de emprego tornou-se global, hoje em dia muitos portugueses estão a considerar a emigração como a única saída, e é fundamental pensar e trabalhar com o objetivo de ser reconhecido pelo seu mérito.

As promoções muitas vezes podem não ser justas vistas por outros colegas de trabalho, ainda para mais se forem obtidas de forma pouco leal. É importante nestes casos sentir que foi feito tudo para conseguir a mesma, em detrimento de outros caminhos mais fáceis que muitas vezes podem manchar a sua imagem aos olhos dos restantes colegas de trabalho.

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Se quer ter uma promoção baseada no seu trabalho e empenho, evite cometer estes erros.

Esconder problemas

Quando algo corre mal é normal pensarmos no pior, ainda para mais se for algo demasiado importante para a empresa, como perder um cliente importante. Por mais difícil que fique a sua situação, deverá sempre tentar dialogar e contar o que se passou, caso contrário só irá agravar a sua situação.

Assumir as suas responsabilidades e procurar resolver os problemas, não só demonstra carácter como sentido de responsabilidade e liderança.

Fingir que sabe tudo

Quando o patrão nos pergunta algo e não sabemos, não devemos tentar adivinhar fingindo que sabemos. Se respondermos sem saber, o mais certo é dizermos disparates e ficarmos mal vistos. Se não faz parte do nosso trabalho e não temos obrigação de saber, não devemos inventar só para parecer bem.

Falar mal do patrão nas suas costas

É normal discordarmos do nosso patrão muitas vezes, mas isso não nos dá o direito de falar mal dele ou de outra pessoa nas suas costas ou com colegas de trabalho. Depois, algum dos seus colegas pode aproveitar-se da situação e contar ao seu patrão com os olhos numa promoção, e você acaba por ficar mal visto.

Evite emitir comentários desagradáveis sobre colegas, patrão ou membros diretivos, ninguém gosta de ouvir alguém sempre a queixar-se dos outros e não olhando para os seus próprios defeitos.

Ser incapaz de lidar com a crítica

Nem sempre tudo no nosso trabalho corre bem, e também nem sempre a nossa performance é a melhor, podem ocorrer críticas ou chamadas de atenção e devemos saber aceitá-las com humildade.

Responder mal a uma crítica ou de cabeça quente, pode deitar tudo a perder ao nível de uma promoção ou pode mesmo acabar em despedimento.

Ter sempre desculpa

As desculpas evitam-se, como se costuma dizer, e no seio profissional aplica-se na perfeição. É normal errarmos, afinal somos humanos certo? Não vale a pena inventar desculpas cada vez que você erra, vai tornar-se repetitivo e outros vão acabar por verificar que é um problema de personalidade.