Será que o salário mínimo tem algum impacto no emprego?

Notas de Euro

Por em Notícias


Parece que alguns receios, relacionados com este assunto, terão sido infundados.

A criação de emprego disparou, nos últimos dois anos, assim como o salário mínimo tem crescido substancialmente.

Embora existam diversas opiniões sobre se o aumento do salário mínimo poderá prejudicar o emprego, umas a favor outras contra, a maioria dos economistas crê que este aumento pode comportar riscos para o emprego, principalmente entre os trabalhadores menos qualificados.

O que é certo é que a sociedade portuguesa, neste momento, aceita a valorização deste salário e os patrões estão conformados em que o salário mínimo atinja 600 euros em 2019.

Também a Comissão Europeia está mais descansada com este assunto, pois tem da parte do Governo, do nosso país, o compromisso em acompanhar a evolução do salário mínimo, através de relatórios que têm vindo a ser positivos em relação à criação de postos de trabalho. A subida ajuda no combate à pobreza e melhora níveis de igualdade salarial.

Teoricamente existem vários riscos relativamente à valorização do salário mínimo, mas na actual conjuntura de crescimento os efeitos são muito ténues ou nulos face ao emprego. Poderão, isso sim,  existir problemas se a economia desacelerar e o salário se mantiver elevado.

Fonte Jornal de Negócios

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.