Senhas de atendimento eletrónicas nos Centros de Emprego

Centro de Emprego

Por em Notícias


Mais uma medida do Simplex e estará em funcionamento até ao final do corrente mês.

Como já é possível pedir senhas eletrónicas para os serviços existentes nas Lojas do Cidadão, esta é mais uma funcionalidade a juntar-se às existentes. Pretende-se diminuir a lentidão nas respostas e atendimentos.

Também, até ao fim do ano, está a ser desenvolvida uma aplicação que vai gerir a quantidade de utentes, com a indicação do tempo da fila de espera, através de senhas de atendimento digitais para vários serviços do Estado, como a Segurança Social, IEFP, Lojas do Cidadão, IGFSS e uma parte do Instituto dos Registos e Notariado.

Outra ideia do Governo é criar o – balcão único do emprego – onde desempregados e empregadores possam interagir num mesmo espaço físico ou digital, facilitando a procura e a oferta de emprego. Documentos digitais, inscrições, candidaturas online, informações e pesquisa no portal NETEmprego serão algumas das funcionalidades e vantagens desta medida que deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2018.

Outra novidade, será a simplificação no pagamento de dívidas à Segurança Social. Estarão disponíveis online a consulta da situação contributiva e a possibilidade de gerir as dívidas, tanto pelos cidadãos como pelas empresas, bem como gerir o pagamento das mesmas. Troca de informações com o Banco de Portugal, é outra das novas medidas, de maneira a evitar a penhora de todas as contas bancárias, quando não haja necessidade disso e simplificando o levantamento de outras.

No final de 2017, deverá ser possível o aceso automático às prestações familiares, sem os beneficiários terem de se deslocar aos serviços da Segurança Social.

 

 

 

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