Para ajudar na recuperação económica os salários devem aumentar

Salário

Por em Notícias


A OCDE diz que a recuperação económica deve ser acompanhada por aumentos salariais.Em Portugal, essa situação deveria estar a ocorrer mas não é o que se verifica. Os baixos salários são explicados pela criação de emprego em setores de baixa produtividade e pela não negociação dos trabalhadores.

O relatório da OCDE explica que muitas pessoas que procuravam emprego foram forçadas a aceitar postos de trabalho piores em termos das condições de trabalho em comparação com o que esperavam e com o emprego que tinham antes da crise. Estes trabalhadores ainda estão à procura de melhores empregos, aumentando o número de candidaturas por vaga e automaticamente exercendo pressão em baixa sobre os salários.

Aqueles que conseguiram um posto de trabalho, com piores condições de trabalho, depois de terem estado no desemprego, aliado ao facto de ainda haver um elevado desemprego nalguns países, empurraram para cima o número de trabalhadores mais baixos e para baixo o crescimento salarial médio.

A OCDE afirma que é necessário maior esforço político no sentido de desempenhar um papel-chave virado para as competências dos trabalhadores que devem ter uma rápida evolução.

 

Nós ajudamos a encontrar
o emprego certo para si.

Nós ajudamos a encontrar os
candidatos certos para a sua empresa.