Como rejeitar uma oferta de emprego com exemplos

mão a rejeitar outra mão

Por Ofertas de Emprego em Aconselhamento 14-04-2021


Estiveste numa posição de decisão para escolher entre duas ofertas de emprego, tomaste a tua decisão e agora precisas de rejeitar uma das ofertas. Mas qual é a melhor forma de rejeitar uma oferta de emprego?

Nunca é fácil. Mesmo quando a oferta não era aquilo que esperavas, a melhor forma de recusar uma oferta de emprego é ser educado. Há algumas situações em que deves rejeitar uma oferta de emprego, mas o que vais dizer ou escrever vai depender sempre das tuas razões.

Por exemplo, há uma empresa com a qual sempre quiseste trabalha, abriram uma vaga, foste à entrevista mas não era aquilo que esperavas, podes dizer através de email ou telefone que gostaste da empresa mas que a oferta não era aquilo que estavas à espera.

Dicas de como rejeitar uma oferta de emprego

Antes e enviares uma declaração a rejeitar uma oferta, pensa bem se queres ou não aquele emprego. Se existe algum cenário em que te vês a aceitar a oferta (por exemplo, a possibilidade de aumento salarial ou mais dias de férias) tenta negociar com uma contra-oferta. Assim que enviares um email de rejeição, é mais que garantido que não terás uma segunda oportunidade.

Se depois de ponderar todos os aspectos negativos e positivos, só consegues encontrar pontos desfavoráveis na oferta de emprego e não queres mesmo aceitar, então o mais correto a fazer é enviar um email cordial, educado e atempado. Esta é a melhor forma de manteres uma boa imagem profissional, porque a verdade é que nunca se sabe se os vossos caminhos se irão cruzar no futuro.

Quando não gostas da empresa

Se a cultura da empresa não te cativou, se a tua chefia direta não foi cordial, ou não queres estar associado a um tipo de serviços e/ou produtos, então um simples “Fico muito agradecido/a pela oportunidade” seguido duma referência a dizer que neste momento esta oportunidade não é a melhor para a tua carreira profissional é suficiente.

É sempre melhor não entrar em grandes detalhes, nunca é bom criticar o ambiente ou os colaboradores com quem estiveste. Opta por um email simples e cordial.

Quando a empresa paga pouco

Se gostas da empresa e da posição mas o salário é muito baixo para as responsabilidades, podes falar sobre isto quando comunicares com a empresa. Se os teus esforços em negociar um salário superior fracassarem, envia um email a expressar o teu agradecimento pela oportunidade e a reafirmar que estás entusiasmado com a oferta mas que terás de rejeitar devido ao salário que está abaixo das expectativas.

Há situações em que a empresa está disposta a aumentar-te o salário, se virem que és um ótimo profissional e te querem mesmo na empresa e percebem que irás rejeitar a oferta só pelo salário. Nestas situações é melhor estar preparado para negociar um salário, caso seja esse o fator decisivo.

O que incluir num email de rejeição de oferta de emprego

O email que vais enviar deve incluir o seguinte:

  • Expressares o agradecimento pela oportunidade
  • Umas frases a dizer que irás rejeitar a oferta

Deves sempre enviar o email endereçado à pessoa que te fez a entrevista ou quem te propôs o emprego. Deves sempre incluir os teus contatos e o número de telefone, apesar dessa informação já deve estar no teu CV e carta de apresentação. Como já referimos acima, não vale a pena dar grandes detalhes sobre o porquê se estares a rejeitar a oferta. E não incluas mesmo razões que possam soar a ofensivo, tais como falta de limpeza, ou se sentes que a empresa não tem grande futuro no mercado.

No entanto, deves dar uma razão pela qual não estás a aceitar a oferta de emprego. Por exemplo, podes referir que tiveste outra oferta, decidiste ficar no teu emprego atual ou que a oferta não ia ao encontro dos teus objectivos de carreira profissional. Seja qual for a tua razão, tens que garantir que falas da razão mas sem dar muitos detalhes.

Dicas: Tal como qualquer comunicação profissional, o teu email de rejeição de emprego, deve ser bem escrito e sem erros.

Exemplos

Exemplo 1

Assunto: O teu nome – a oferta de emprego

Exmo(a). Senhor(a) Nome da pessoa,

Desde já quero agradecer o seu convite para a posição de Designer de Produto na empresa X. Foi uma decisão difícil, mas acabei por aceitar uma posição noutra empresa.

Aproveito também para agradecer o tempo despendido na entrevista e por me ter dado informações sobre a posição e a empresa.
Mais uma vez, obrigada pela consideração.

Com os melhores cumprimentos,
O teu nome

Exemplo 2

Assunto: O teu nome – a oferta de emprego

Exmo(a). Senhor(a) Nome da pessoa,

Muito obrigada pela oportunidade que me foi oferecida pela empresa X. Infelizmente não irei aceitar a oferta de emprego uma vez que não vai ao encontro do caminho que estou a traçar na minha carreira profissional.

Mais uma vez, gostaria de agradecer esta oportunidade e o meu pesar em não ter dado certo.

Mais uma vez, obrigada pela consideração.

Com os melhores cumprimentos,
O teu nome

Exemplo 3

Assunto: O teu nome – a oferta de emprego

Exmo(a). Senhor(a) Nome da pessoa,

Muito obrigada por me terem oferecido esta oportunidade como Administrativo na empresa X e por terem avaliado a minha contra-oferta com o sector financeiro. Compreendo que estamos a passar por um período mais complicado, mas lamentavelmente vou declinar a oferta com a remuneração atual.

Mais uma vez, quero agradecer muito a gentileza durante o processo de negociação.

Mais uma vez, obrigada pela consideração.

Com os melhores cumprimentos,
O teu nome